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PONTE FERROVIÁRIA DA LINHA DA BEIRA ALTA SOBRE O RIO CÔA

A ponte ferroviária sobre o rio Côa é uma das que, sendo construídas em alvenaria de pedra de granito, apresenta uma imagem imponente fruto do vale que transpõe, onde corre nas suas profundezas escavadas pelo tempo, o Rio Côa.
Esta ponte foi construída para possibilitar o atravessamento do Côa pela linha ferroviária da Beira Alta. A actual ponte que foi construída na década de 40 do século XX substituiu outra ponte que no mesmo local tinha sido edificada aquando da construção da linha da Beira Alta.
A ponte anterior, executada em ferro, foi projectada pela casa Eiffel em 1882, data em que se iniciou a construção da linha da Beira Alta. Era uma ponte com 4 pilares metálicos e assentes em sapatas de alvenaria de pedra. O tabuleiro, também ele metálico tinha uma extensão de 207 metros tendo uma altura máxima de 47 metros.
Era uma obra de arquitectura do ferro e por isso, igualmente imponente face ao vale que vencia. A verdadeira ponte de ferro, teve uma vida não muito longa, cerca de 50 anos, e admito que a sua construção tenha tido como razão fundamental a necessidade de rapidamente construir uma ponte. Naturalmente que construí-la de ferro (que estava na moda) era mais rápido do que de pedra, pois podiam ser preparados os diferentes elementos em vários locais ao mesmo tempo e depois disso, ali apenas se montava a ponte.
A montante desta ponte foi construída outra, a que actualmente lá se encontra, desta vez totalmente feita com material abundante nas redondezas, o granito. A preparação dos blocos de granito por métodos maioritariamente manuais, certamente que obrigou a despender alguns anos até a ponte ter o aspecto que agora tem. O granito base para diferentes blocos, veio de uma pedreira das redondezas, no Rochoso.
A razão principal para a escolha daquela pedreira, parece ter estado na cor do granito e na sua uniformidade. É que, qualquer ponte, para além de ser uma estrutura que permite transpor um vale neste caso, também é uma obra de arte e por isso a cor e características do material, para além da dureza, são muito importantes.
As sapatas e a amarração da anterior ponte ainda hoje passados estes anos todos são visíveis, imediatamente ao lado da actual ponte, do lado nascente, e por isso para jusante.


Fonte: Fernandes, José (2016). Consultado no dia 3 de setembro de 2022 em https://capeiaarraiana.pt/2016/10/19/poldras-pontoes-e-pontes-2/


PONTE FERROVIÁRIA DA LINHA DA BEIRA ALTA SOBRE O RIO CÔA

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